Skip to content
Logo Audima
  • Início
  • Saiba Mais
  • Soluções
  • Sobre
  • Peça um Orçamento

O que é inclusão digital e em que estágio estamos no Brasil?

Posted on julho 15, 2019junho 30, 2022 By Audima 2 comentários em O que é inclusão digital e em que estágio estamos no Brasil?
Uncategorized

Inclusão digital significa democratizar o acesso às tecnologias da informação, permitindo a inserção de todos na sociedade do conhecimento. E isso significa ampliar o acesso aos meios de comunicação, a formas de obter aprendizado, e, consequentemente, a melhores condições de vida e sustento. É possibilitar que todo indivíduo tenha meios de exercer seus direitos e desenvolver a plenitude de seus potenciais humanos. 

A inclusão digital precisa de três instrumentos básicos para acontecer: dispositivo para conexão, acesso à rede e o domínio dessas ferramentas. Não basta ter um smartphone conectado, é preciso saber como usá-lo. 

Outro aspecto importante é inclusão e acessibilidade, que vai muito além do universo das pessoas com alguma deficiência, englobando desde aqueles com uma leve dificuldade em enxergar, até idosos e pessoas com baixo letramento (analfabetos e analfabetos funcionais).

A questão é tão significativa que em 2011, a Organização das Nacões Unidas (ONU) estabeleceu o direito ao acesso à internet como um direito fundamental, para garantir a livre manifestação de pensamento durante a Primavera Árabe.

Um país com muitos dispositivos conectados, mas ainda com desafios pra resolver 

Hoje, o Brasil tem 420 milhões de aparelhos digitais ativos incluindo smartphones, computadores, notebooks e tablets. São dois dispositivos digitais por habitante, segundo a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela FGV-SP e divulgada em abril deste ano.

Quando o assunto é acesso à rede, o país possui mais de 122 milhões de usuários com acesso à internet, o que corresponde a 59% da população. Ainda distante de países mais desenvolvidos, mas numa curva de crescimento acentuada. 

Já a velocidade média da internet no Brasil ainda é lenta em algumas regiões. Apesar disso há um aumento significativo do acesso à banda larga em residências, 25% dos usuários ativos em residências no Brasil já utilizam banda larga com capacidade superior a 8 Mb.

Muito engajamento, mas pouco domínio das ferramentas e quase nenhuma acessibilidade

Apesar dos problemas esperados num país em desenvolvimento somos um dos povos mais engajados do mundo: 85% dos usuários de internet no Brasil navegam na web todos os dias. Passamos um total de 9h 29 min por dia conectados, bem acima da média global de 6h e 42 min por dia. Mas entre os hábitos, comunicação, mídias sociais e entretenimento superam a busca por conhecimento e informação, que tem um maior potencial de transformação da realidade.

E ainda precisamos melhorar no aspecto domínio da ferramenta. Numa pesquisa recente realizada pelo Google, junto com a McKinsey, para medir o índice de Habilidades Digitais o Brasil marcou três pontos em cinco, considerando as categorias: acesso, uso, segurança, cultura digital e criação. Três grupos apresentaram desempenho levemente inferior aos demais no índice: idosos, mulheres jovens e pessoas de baixa renda. 

Já quando o assunto é acessibilidade digital temos um longo caminho a percorrer, segundo pesquisa realizada pela W3C, apenas 2% dos sites brasileiros são acessíveis, sendo que as estimativas apontam que o país tem uma população de pessoas com deficiência superior a 45 milhões. É muita gente deixada à margem da Revolução do Conhecimento.

Além das questões de infraestrutura tecnológica um grande desafio é facilitar o acesso a conteúdos de qualidade que sejam transformadores. E é aí que o áudio pode ajudar a acelerar a inclusão, principalmente fazendo a informação chegar àqueles com dificuldades de visão ou leitura, a grande massa da população.

“O futuro já chegou. Só não está uniformemente distribuído.” A frase cunhada pelo escritor Willian Gibson há mais de 20 anos continua atual e ilustra bem um dos principais desafios que o país tem que resolver para ajudar a diminuir as desigualdades educacionais e sociais. 

Navegação de Post

❮ Previous Post: What is digital inclusion and what stage are we at with it?
Next Post: A PÁGINA EM QUE VOCÊ ESTAVA É DE UMA EMPRESA ÁUDIO INCLUSIVA. ❯

Talvez você também se interesse:

Inclusão e acessibilidade: você sabe a diferença?
Mulher vendo e ouvindo site de informações com a possibilidade de converter texto em voz
Sua empresa precisa converter texto em voz: tudo que você precisa saber!
Mulher senior digitando em um notebook tomando suco.
Interface adaptativa e acessibilidade digital. Você conhece bem esses conceitos?
Plataformas digitais acessíveis e adaptadas: Qual o momento de investir?
Luiz Pedroza realizando discurso em evento de ESG
Audima e Pacto Global da ONU participam de evento de ESG.
Mulher feliz com headphone olhando o celular
Inovação e acessibilidade nas empresas: o futuro é agora e é urgente
Confira nosso e-Book e entenda como a áudio inclusão é essencial para a sobrevivência do seu negócio.
Também disponível em áudio

Saiba Mais:

  • Notícias com áudio reconectam idosos
  • Audima e Pacto Global da ONU participam de evento de ESG.
  • Como um design inclusivo pode alavancar os resultados do marketing
  • Eletrobras: “Me surpreendi com a simplicidade da implantação”

audimabrasil

Está no ar o primeiro episódio do Papo ESG! 🎙 Está no ar o primeiro episódio do Papo ESG! 🎙✨

Nosso diretor Luiz Pedroza participou do primeiro Papo ESG, um #videocast desenvolvido pela @beon.esg (consultoria em estratégia ESG do @grupofsb) com apoio da @signumweb.

Em parceria com a Audima e a @tree_diversidade, esse episódio abordou discussões sobre a agenda de sustentabilidade corporativa e ESG.

�O videocast traz conversas relevantes sobre temáticas presentes nas organizações para ajudá-las a evoluírem em suas jornadas de amadurecimento em temas Ambientais, Sociais e de #Governança.

“ESG sem Governança é como um prédio sem fundação: no primeiro tremor, ele desaba.” diz Luiz da Audima.

Conheça os 3 principais tópicos abordados:

1 - A relação entre ESG e #Diversidade, #Equidade e #Inclusão;
2 - ESG como #estratégia para os negócios;
3 - Critérios e fatores que impulsionam o avanço da agenda #ESG nos negócios.

A Audima ajuda empresas a se tornarem #áudioinclusivas: um #indicadorESG Social e de Governança.

Corre pro YouTube (link na bio)!🎧
Oferecer um bom ambiente de trabalho é essencial Oferecer um bom ambiente de trabalho é essencial para engajar os funcionários.

E para oferecer uma experiência melhor, uma possibilidade é contar com software que transforma conteúdo em áudio na intranet e documentos da empresa. Assim, o colaborador pode ouvir informações internas e engajar ainda mais com a comunicação da empresa em que trabalha, inclusive enquanto realiza outras atividades.

Gostou da ideia? Entre em contato. 📞💼👨‍💻

#ambienteorganizacional #comunicacaointerna #tecnologia #produtividade #trabalhoemtime
O Luiz Eduardo Pedroza, um dos nossos fundadores f O Luiz Eduardo Pedroza, um dos nossos fundadores foi convidado a participar do episódio #10 do videocast Foco ESG, produzido pelo @sbtnews . Batemos um papo sobre como as empresas estão cada vez mais conscientes e aplicando soluções para atender a agenda ESG. 

Falamos sobre as oportunidades de investimento no setor de ESG Techs e como elas podem contribuir para um mundo mais sustentável e responsável. A Audima apresenta soluções reais para questões relacionadas ao S e G. Não perca essa conversa importante e atual. Ouça agora mesmo! (link na bio) 

#ESG #investimentos #sustentabilidade #responsabilidadesocial #governança #Audima #SBTnews”
Siga no Instagram

  • Politica de Privacidade

Copyright © 2023 Audima.

Audima
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, e manter uma melhoria continua utilizamos tecnologias como cookies. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de sua navegação enquanto estiver em nosso site.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não poderão ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Preferências
{title} {title} {title}