Skip to content
Logo Audima
  • Início
  • Saiba Mais
  • Soluções
  • Sobre
  • Peça um Orçamento
Idosa usando celular mostrando como as empresas precisam ser audioinclusivas

O que significa ser uma empresa áudio inclusiva?

Posted on junho 27, 2022setembro 14, 2022 By Audima
Uncategorized

Ser uma empresa áudio inclusiva é estar atualizada com o mundo digital e saber que pode transformar inovação em inclusão com o áudio. Continue a leitura e entenda mais:

As discussões a respeito de acessibilidade, inclusão e as diversas formas de tornar os ambientes mais receptivos às pessoas, independente de suas condições, estão ganhando espaço, mas é preciso avançar.

Cada vez mais, o tema inclusão vem ganhando novos contornos. É preciso ser inclusivo para pessoas com deficiências, e também pensar na inclusão de forma mais ampla, para atender as necessidades do maior número possível de pessoas, como idosos e pessoas semianalfabetas, por exemplo.

Programas de inclusão

A legislação brasileira já traz algumas especificidades para tornar a acessibilidade e a inclusão parte do dia a dia de instituições. Assim como o Estatuto da Pessoa com Deficiência e a Lei de cotas. 

O Estatuto estabelece que toda pessoa com deficiência tem direito à igualdade de oportunidades. E aqui não nos referimos unicamente a acessibilidade aos ambientes físicos, com o uso de rampas, por exemplo. 

Além disso, a inclusão não deve ser pensada apenas como a contratação de pessoas com algum tipo de deficiência. É preciso avançar nessa discussão e pensar também em formas de ser uma empresa inclusiva com os clientes e o público em geral. 

Para quem busca os produtos, seja no espaço físico, no site ou no blog das empresas, contar com uma tecnologia que converte texto para áudio é uma das formas de inclusão. Que pode e deve ser usada não apenas para pessoas com restrições de visão, mas também para analfabetos, semianalfabetos, pessoas com dislexia, idosos ou outras pessoas que prefiram ouvir a ler.

É preciso pensar no coletivo e envolver cada vez mais públicos, para que possam consumir de forma prática os conteúdos da empresa com o uso da tecnologia. Assim, a áudio inclusão já é uma realidade, sendo uma inovação adotada por empresas de diversos setores. 

Prepare sua empresa para ser inclusiva

Tornar sua empresa mais inclusiva pode ser mais simples do que parece. Para começar, é preciso avaliar a estrutura atual da empresa: ela conta com colaboradores com deficiência? Ela oferece acessibilidade para clientes que têm algum tipo de dificuldade de locomoção ou outra deficiência como surdez ou cegueira? Então, no ambiente digital, a empresa utiliza ferramentas como o atributo ALT das imagens e a alternativa em áudio do conteúdo escrito?

Lembre-se que é preciso oferecer um ambiente saudável e acolhedor para colaboradores e clientes com deficiência. Por isso, é necessário revisar como ocorrem os processos seletivos e de integração de novos colaboradores, bem como se a empresa oferece formas de se adequar às necessidades do colaborador. 

Isso inclui formar líderes preparados para lidar com pessoas com diferentes condições, incluir verdadeiramente em treinamentos e demais atividades diárias, entre outras coisas. Este ponto também se refere não apenas aos colaboradores, mas clientes e o público em geral que costumam acessar, seja por meio físico ou online, os produtos e serviços oferecidos.

Baixe o e-book gratuitamente

Como ser uma empresa áudio inclusiva

Afunilando um pouco o assunto, vamos abordar em mais detalhes como ser uma empresa áudio inclusiva, um passo além da acessibilidade que tradicionalmente é encontrada nas empresas. 

Transformar os textos dos sites, intranets, PDFs e outros formatos em áudio por meio de inteligência artificial é uma das ferramentas poderosas que as empresas podem adotar no caminho para se tornarem áudio inclusivas. 

Existe um público enorme que prefere ou precisa ouvir no lugar de ler. Aqui, falamos de pessoas com dislexia, cegueira, baixa visão, analfabetos ou semianalfabetos e também as pessoas que têm preferência por consumir conteúdo por meio do áudio. 

Ou seja: se tornar uma empresa áudio inclusiva traz muitos benefícios, tanto para o público interno – no caso, os colaboradores – como para os possíveis clientes e público geral. 

Utilizar sistemas capazes de converter texto em áudio, como a ferramenta da Audima, é um grande passo na busca por se tornar uma empresa áudio inclusiva e proporcionar o acesso à informação para uma parcela maior da população. 

Além disso, uma empresa áudio inclusiva estará cumprindo os critérios de ESG relacionados à parte social. Como a satisfação dos clientes, Inclusão de fornecedores, clientes e equipe, respeito à diversidade e relacionamento com a comunidade.

Quais são os benefícios de adotar práticas ESG?

ESG é uma sigla em inglês para “environmental, social and governance” (ambiental, social e governança). Neste sentido, ela é usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa.

Alguns dos principais benefícios de adotar as práticas ESG em seu negócio, são:

  • melhorias na imagem da sua marca;
  • maior visibilidade e reconhecimento;
  • captação de novos clientes e fidelização dos atuais;
  • maior valorização por investidores, fornecedores e consumidores finais;
  • fortalecimento da cultura organizacional;
  • retenção de talentos na empresa;
  • consumo consciente de recursos naturais;
  • possibilidades de fechar bons negócios;
  • aumento da rentabilidade.

A ferramenta da Audima também pode ser considerada uma tecnologia assistiva, portanto ela se encaixa no “S” pois garante o direito de acesso à informação a uma parcela da população normalmente excluída.

Conclusão

Os últimos anos foram de muitos avanços no quesito acessibilidade e inclusão. Mas é preciso continuar melhorando os ambientes para que cada vez mais pessoas tenham acesso à informação, oportunidades de trabalho e a uma vida com autonomia. 

E, nesse sentido, se tornar uma empresa áudio inclusiva é essencial. É preciso olhar para o público e entender o que sua empresa pode fazer para auxiliar na inclusão dessas pessoas. 

Está gostando dos novos conteúdos? Continue acompanhando nosso blog e saiba mais.

Se você se interessou pela ferramenta da Audima, entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Transforme o conteúdo da sua empresa em áudio

Navegação de Post

❮ Previous Post: Sua empresa precisa converter texto em voz: tudo que você precisa saber!
Next Post: Tornar o site da sua empresa acessível não é só responsabilidade social, é cumprir a lei ❯

Talvez você também se interesse:

Acessibilidade digital é lei. Como adequar sua empresa ao Estatuto da Pessoa com Deficiência?
Mão de uma pessoa idosa segurando um apoio de caminhada
Tornar o site da sua empresa acessível não é só responsabilidade social, é cumprir a lei
Inclusão digital por meio do áudio, nossa razão de existir
Foto do pianista Luis Otávio vestindo chapeu e terno tocando piano
A acessibilidade é mais simples do que se imagina
Inclusão e acessibilidade: você sabe a diferença?
Mulher feliz com headphone olhando o celular
Inovação e acessibilidade nas empresas: o futuro é agora e é urgente
Confira nosso e-Book e entenda como a áudio inclusão é essencial para a sobrevivência do seu negócio.
Também disponível em áudio

Saiba Mais:

  • A acessibilidade é mais simples do que se imagina
  • Sua empresa precisa converter texto em voz: tudo que você precisa saber!
  • A PÁGINA EM QUE VOCÊ ESTAVA É DE UMA EMPRESA ÁUDIO INCLUSIVA.
  • Plataformas digitais acessíveis e adaptadas: Qual o momento de investir?

audimabrasil

Está no ar o primeiro episódio do Papo ESG! 🎙 Está no ar o primeiro episódio do Papo ESG! 🎙✨

Nosso diretor Luiz Pedroza participou do primeiro Papo ESG, um #videocast desenvolvido pela @beon.esg (consultoria em estratégia ESG do @grupofsb) com apoio da @signumweb.

Em parceria com a Audima e a @tree_diversidade, esse episódio abordou discussões sobre a agenda de sustentabilidade corporativa e ESG.

�O videocast traz conversas relevantes sobre temáticas presentes nas organizações para ajudá-las a evoluírem em suas jornadas de amadurecimento em temas Ambientais, Sociais e de #Governança.

“ESG sem Governança é como um prédio sem fundação: no primeiro tremor, ele desaba.” diz Luiz da Audima.

Conheça os 3 principais tópicos abordados:

1 - A relação entre ESG e #Diversidade, #Equidade e #Inclusão;
2 - ESG como #estratégia para os negócios;
3 - Critérios e fatores que impulsionam o avanço da agenda #ESG nos negócios.

A Audima ajuda empresas a se tornarem #áudioinclusivas: um #indicadorESG Social e de Governança.

Corre pro YouTube (link na bio)!🎧
Oferecer um bom ambiente de trabalho é essencial Oferecer um bom ambiente de trabalho é essencial para engajar os funcionários.

E para oferecer uma experiência melhor, uma possibilidade é contar com software que transforma conteúdo em áudio na intranet e documentos da empresa. Assim, o colaborador pode ouvir informações internas e engajar ainda mais com a comunicação da empresa em que trabalha, inclusive enquanto realiza outras atividades.

Gostou da ideia? Entre em contato. 📞💼👨‍💻

#ambienteorganizacional #comunicacaointerna #tecnologia #produtividade #trabalhoemtime
O Luiz Eduardo Pedroza, um dos nossos fundadores f O Luiz Eduardo Pedroza, um dos nossos fundadores foi convidado a participar do episódio #10 do videocast Foco ESG, produzido pelo @sbtnews . Batemos um papo sobre como as empresas estão cada vez mais conscientes e aplicando soluções para atender a agenda ESG. 

Falamos sobre as oportunidades de investimento no setor de ESG Techs e como elas podem contribuir para um mundo mais sustentável e responsável. A Audima apresenta soluções reais para questões relacionadas ao S e G. Não perca essa conversa importante e atual. Ouça agora mesmo! (link na bio) 

#ESG #investimentos #sustentabilidade #responsabilidadesocial #governança #Audima #SBTnews”
Siga no Instagram

  • Politica de Privacidade

Copyright © 2023 Audima.

Audima
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, e manter uma melhoria continua utilizamos tecnologias como cookies. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de sua navegação enquanto estiver em nosso site.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não poderão ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Preferências
{title} {title} {title}