Skip to content
Logo Audima
  • Início
  • Saiba Mais
  • Soluções
  • Sobre
  • Peça um Orçamento
Mulher feliz com headphone olhando o celular

Inovação e acessibilidade nas empresas: o futuro é agora e é urgente

Posted on janeiro 26, 2023setembro 16, 2023 By Audima
Uncategorized
Mulher feliz com headphone olhando o celular

No Brasil, os temas acessibilidade e inclusão têm sido bastante comentados nas conversas dentro e fora das corporações. E, mundialmente, as empresas já entenderam que é preciso se engajar cada vez mais no assunto.

No país, a inclusão digital já é uma necessidade. Diversas empresas enxergam a acessibilidade como uma questão de responsabilidade social, o que não deixa de ser. Mas, o que essas organizações estão entendendo agora é que atender aos padrões de acessibilidade digital pode ser uma possibilidade de expandir seus negócios e se destacar perante à sociedade e ao mercado.

A Audima, uma empresa criada no Vale do Silício, que por meio de Inteligência Artificial transforma os conteúdos digitais em áudio, reconhece que todos devem ter acesso ao conhecimento e à informação. A áudio inclusão da Audima pode ajudar a sua empresa a também aderir esse movimento global de acessibilidade digital.

Mas o que de fato significa acessibilidade digital?

O termo acessibilidade digital refere-se à prática de criar tecnologias digitais (produtos, serviços ou dispositivos) atendendo às necessidades de todas as pessoas em mente, independentemente de suas habilidades. Colocar em prática tal conceito significa remover as barreiras que impedem o acesso ou a interação com conteúdos digitais por parte de pessoas com alguma deficiência.

Em um mundo onde temos 1 bilhão de pessoas com alguma deficiência, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), quando falamos em acessibilidade significa nos colocarmos no lugar do outro e termos empatia, mas não como um ato singelo de bondade, mas nos reconhecendo no outro.

A inclusão digital, no entanto, não é exclusiva para as pessoas com deficiência. Dentro da Lei Brasileira de Inclusão, o artigo 63 afirma que os sites devem ser acessíveis para todos, o que significa que analfabetos, semianalfabetos, idosos e disléxicos também estão incluídos.

Porém, o cenário virtual é lamentável. Segundo um levantamento realizado pela BigData Corp, empresa especializada em Big Data, e o Movimento Web Para Todos (MWPT), dos 14 milhões de sites que estão ativos no Brasil, apenas 1% deles são compreensíveis para pessoas com deficiência.

Vivemos em um planeta onde 70% da nossa relação com o mundo é através da visão. E quando analisamos o cenário do mercado de trabalho para pessoas com deficiência, onde 7 em cada 10 pessoas estão fora do ramo, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), percebemos que, não se trata apenas de eliminação de barreiras oriundas desse ambiente digital. A oferta de ferramentas e condições de acessibilidade para o desempenho do trabalho são fundamentais.

Coloque a diversidade e inclusão como pauta urgente na sua empresa

Desde que surgiu a pandemia, a expansão do acesso à internet para fins de trabalho dentro do ambiente domiciliar fez com que os integrantes de diversos setores prestassem mais atenção ao tipo de informação fornecida na internet. E isso trouxe à tona a responsabilidade social corporativa, um tema que é um dos pilares da sigla ESG e muito evidenciado nas empresas.

Segundo dados do Global Sustainable Investment Alliance, essas três letras chegam a movimentar U$ 31 trilhões no mundo. E esse valor pode chegar U$ 53 trilhões em 2025. O interesse pelo tema aumentou rapidamente. Prova disso é que a busca pelo assunto cresceu mais de 1200% no Brasil nos últimos dois anos, de acordo com um levantamento do Google Trends.

Algumas ações de responsabilidade social podem ser fáceis de adotar, como a ferramenta oferecida pela Audima. Transformar os textos dos sites, intranets, pdfs em áudio por meio do software da Audima é um dos serviços que as empresas podem adotar para incluir analfabetos ou semianalfabetos, pessoas com baixa e média visão, vista cansada, disléxicos, idosos e todos aqueles que precisam ou preferem ouvir a ler.

Por ser considerada uma tecnologia assistiva, a Audima atende ao “S” do ESG, uma vez que transformar áudios em voz permitindo que a informação também chegue a uma parcela da população que é socialmente excluída.

Ferramenta de inclusão

A Audima traz uma ferramenta para estabelecer a comunicação e a inclusão de pessoas, tanto clientes como colaboradores. Com tecnologia desenvolvida para funcionar na totalidade dos sites, PDFs, intranets, e-commerces, relatórios de sustentabilidade, relatórios para investidores e etc., quando instalado, todos os textos daquela página terão uma versão em áudio. Além das opções de vozes humanizadas, é possível permitir que o usuário consiga ouvir o conteúdo principal do site aumentando ou diminuindo a velocidade da voz.

Se você percebeu que sua empresa se preocupa em respeitar os consumidores e quer fazer parte dessa transformação, a Audima tem a solução. Saiba mais: https://materiais.audima.co/fale-com-um-consultor

Navegação de Post

❮ Previous Post: ilmpact Seal: o reconhecimento do impacto social positivo no ecossistema latino-americano
Next Post: Audima: Uma empresa GPTW ❯

Talvez você também se interesse:

Comunicação inclusiva e acessível: qual o impacto e como fazer? 
Idosa usando celular mostrando como as empresas precisam ser audioinclusivas
O que significa ser uma empresa áudio inclusiva?
logotipo GTPW 2023
Audima: Uma empresa GPTW
This is the sound of digital inclusiveness and it’s our reason for being
Foto do pianista Luis Otávio vestindo chapeu e terno tocando piano
A acessibilidade é mais simples do que se imagina
IA generativa: O que é e como ela pode ser útil na comunicação de empresas?
Confira nosso e-Book e entenda como a áudio inclusão é essencial para a sobrevivência do seu negócio.
Também disponível em áudio

Saiba Mais:

  • Alfredo Laufer: As empresas precisam entender que a inclusão deve estar no DNA delas
  • This is the sound of digital inclusiveness and it’s our reason for being
  • Eletrobras: “Me surpreendi com a simplicidade da implantação”
  • Audima: quem somos, a que viemos e o que fazemos.

audimabrasil

Está no ar o primeiro episódio do Papo ESG! 🎙 Está no ar o primeiro episódio do Papo ESG! 🎙✨

Nosso diretor Luiz Pedroza participou do primeiro Papo ESG, um #videocast desenvolvido pela @beon.esg (consultoria em estratégia ESG do @grupofsb) com apoio da @signumweb.

Em parceria com a Audima e a @tree_diversidade, esse episódio abordou discussões sobre a agenda de sustentabilidade corporativa e ESG.

�O videocast traz conversas relevantes sobre temáticas presentes nas organizações para ajudá-las a evoluírem em suas jornadas de amadurecimento em temas Ambientais, Sociais e de #Governança.

“ESG sem Governança é como um prédio sem fundação: no primeiro tremor, ele desaba.” diz Luiz da Audima.

Conheça os 3 principais tópicos abordados:

1 - A relação entre ESG e #Diversidade, #Equidade e #Inclusão;
2 - ESG como #estratégia para os negócios;
3 - Critérios e fatores que impulsionam o avanço da agenda #ESG nos negócios.

A Audima ajuda empresas a se tornarem #áudioinclusivas: um #indicadorESG Social e de Governança.

Corre pro YouTube (link na bio)!🎧
Oferecer um bom ambiente de trabalho é essencial Oferecer um bom ambiente de trabalho é essencial para engajar os funcionários.

E para oferecer uma experiência melhor, uma possibilidade é contar com software que transforma conteúdo em áudio na intranet e documentos da empresa. Assim, o colaborador pode ouvir informações internas e engajar ainda mais com a comunicação da empresa em que trabalha, inclusive enquanto realiza outras atividades.

Gostou da ideia? Entre em contato. 📞💼👨‍💻

#ambienteorganizacional #comunicacaointerna #tecnologia #produtividade #trabalhoemtime
O Luiz Eduardo Pedroza, um dos nossos fundadores f O Luiz Eduardo Pedroza, um dos nossos fundadores foi convidado a participar do episódio #10 do videocast Foco ESG, produzido pelo @sbtnews . Batemos um papo sobre como as empresas estão cada vez mais conscientes e aplicando soluções para atender a agenda ESG. 

Falamos sobre as oportunidades de investimento no setor de ESG Techs e como elas podem contribuir para um mundo mais sustentável e responsável. A Audima apresenta soluções reais para questões relacionadas ao S e G. Não perca essa conversa importante e atual. Ouça agora mesmo! (link na bio) 

#ESG #investimentos #sustentabilidade #responsabilidadesocial #governança #Audima #SBTnews”
Siga no Instagram

  • Politica de Privacidade

Copyright © 2023 Audima.

Audima
Gerenciar Consentimento de Cookies
Para fornecer as melhores experiências, e manter uma melhoria continua utilizamos tecnologias como cookies. O consentimento para essas tecnologias nos permitirá processar dados como comportamento de sua navegação enquanto estiver em nosso site.
Funcional Sempre ativo
O armazenamento ou acesso técnico é estritamente necessário para a finalidade legítima de permitir a utilização de um serviço específico explicitamente solicitado pelo assinante ou utilizador, ou com a finalidade exclusiva de efetuar a transmissão de uma comunicação através de uma rede de comunicações eletrónicas.
Preferências
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para o propósito legítimo de armazenar preferências que não são solicitadas pelo assinante ou usuário.
Estatísticas
O armazenamento ou acesso técnico que é usado exclusivamente para fins estatísticos. O armazenamento técnico ou acesso que é usado exclusivamente para fins estatísticos anônimos. Sem uma intimação, conformidade voluntária por parte de seu provedor de serviços de Internet ou registros adicionais de terceiros, as informações armazenadas ou recuperadas apenas para esse fim geralmente não poderão ser usadas para identificá-lo.
Marketing
O armazenamento ou acesso técnico é necessário para criar perfis de usuário para enviar publicidade ou para rastrear o usuário em um site ou em vários sites para fins de marketing semelhantes.
Gerenciar opções Gerenciar serviços Manage {vendor_count} vendors Leia mais sobre esses propósitos
Preferências
{title} {title} {title}