Uma das grandes questões da sociedade urbana é como gerenciar o tempo para que seja possível manter, de forma produtiva e prazerosa, uma rotina alinhada com família, trabalho e cuidados pessoais. Um número cada vez maior de pessoas busca maneiras de concluir suas atividades em 24 horas e sofrem desejando que o dia tivesse mais horas para cumprir todo o planejamento. Segundo um estudo realizado em 2020 pela empresa de recrutamento Robert Half sobre trabalho em tempos de pandemia, 52% dos entrevistados acreditam que estão trabalhando mais horas em casa do que antes.
Mas, se a tecnologia é a responsável por acelerar o modo em que vivemos, é dela que se pode extrair soluções para um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. A inclusão digital através do áudio, movimento criado pela Audima, também é uma saída para otimizar o tempo daqueles que estão sempre na correria. Para muitas pessoas, ouvir as notícias em um site com tecnologia de acessibilidade é um recurso para otimizar o tempo e ajudar a cumprir as tarefas do dia.
O publicitário e produtor de eventos, Márcio Formiga, há tempos usa esta ferramenta para ficar por dentro dos acontecimentos diários, que são essenciais para o seu trabalho, substituindo o tempo que teria na leitura. “Logo cedo faço minha caminhada na Lagoa escutando as notícias”, diz Formiga. “Me dá muita segurança, pois não preciso pegar o celular para ficar lendo e me distrair. Além disso, é muito prazeroso e muito fácil de você acompanhar o que está acontecendo sem precisar ficar com a tela na frente.”
Para o publicitário, o prazer pela leitura não está em julgamento e sim as situações do dia a dia que o fizeram adquirir o hábito de ouvir notícias enquanto faz outra atividade. “Desde que iniciei na publicidade, com 18 anos, saber o que acontece no entorno, desde algo no meu bairro até acontecimentos mundiais, é essencial para o meu trabalho”, diz. “Uso fone de ouvido há 20 anos, mesmo quando estou trabalhando. E não escuto música, escuto notícias e às vezes futebol. Aliás, fone de ouvido virou uma marca registrada minha.”
O conhecimento antecipado vindo das notícias que ouve acaba estimulando também o seu próprio conteúdo digital. “Sou uma pessoa muito ativa nas redes sociais e muitas vezes consigo me antecipar e postar alguma provocação vinda de um informe que ouvi antes de todo mundo.”
Otimização de Tempo através do áudio
De fato, profissionais como ele acabam se beneficiando da ferramenta de acessibilidade para otimizar o tempo e aprimorar sua atividade profissional. O conteúdo escrito na internet e viabilizado para ser ouvido por muitas vezes é a chave para que pessoas possam trabalhar sob menos pressão para cumprir prazos, passar mais tempo com a família ou ser útil na atividade profissional.
“Eu costumo fazer mais de uma atividade ao mesmo tempo. A verdade é que quando tem áudio no site, é um grande alívio. Escuto uma matéria atrás da outra enquanto vou fazendo outras coisas, como cozinhar, por exemplo. É muito prático”, justifica.
Outro fator citado por Formiga que facilita o uso do áudio é a qualidade das vozes humanizadas utilizadas pela Audima: “É tão humanizada que eu até esqueço que é inteligência artificial. Tem entonação, muito bom, bom mesmo”, finaliza.